Após a estreia da Seleção Brasileira de futebol masculino na capital federal, chegou a hora do repeteco. Vários torcedores que estiveram no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para assistir ao empate sem gols entre Brasil x África do Sul, na última quinta-feira, não perderam a animação para as partidas de hoje e também garantiram entradas para a segunda rodada da fase eliminatória. Além de Dinamarca x África do Sul, às 19h, Neymar & cia. enfrentam o Iraque, às 22h. Mas é preciso continuar atento às mudanças no trânsito e às regras no interior da arena.
O esquema de tráfego será o mesmo do último jogo. A única mudança na interdição das vias de acesso ao estádio fica por conta do horário, que iniciará às 13h. A principal preocupação do Departamento de Trânsito (Detran) é o consumo excessivo de álcool devido ao horário noturno dos jogos. ;Estaremos mais atentos com a lei seca para evitarmos acidentes. Pedimos mais uma vez para aqueles que beberem não dirigirem. Os pedestres também devem tomar cuidado para que não ocorram atropelamentos;, alertou o diretor de Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca.
Uma das principais orientações é para que os torcedores cheguem cedo, para evitar filas. Também devem escolher estacionamentos iluminados, por questão de segurança. A estudante Amanda Malvazzio, 17 anos, chegou próximo ao início do último jogo e teve dificuldade para alcançar o Mané Garrincha com a família. O grupo deixou o carro na 102 Norte, pegou um táxi até a Rodoviária do Plano Piloto e, depois, um ônibus para a arena. ;A pior coisa é ir ao estádio. E, quando cheguei, ainda fiquei surpresa. Apesar de a estrutura bem organizada, não esperava filas quilométricas. Se soubesse que seria assim, teria me programado antes para ser mais tranquilo;, afirma.
Empolgação
O espírito olímpico também é parte importante da festa. O consultor de informática Wallace Leite, 56, veio de Goiânia para acompanhar a Seleção Brasileira. Ele assistiu a oito Copas do Mundo e é a primeira vez que participa de uma Olimpíada. Nas viagens que fez para ver as partidas, conheceu um amigo paulista, o arquiteto Luiz Carlos Almeida. A dupla chega ao local da estreia caracterizada com roupas e pinturas com as cores do Brasil e ao som de repique e tamborim. ;Com o Brasil aonde ele for: esse é o nosso lema. É igual casamento, na alegria e na tristeza. É o nosso espírito. E a gente tenta passar isso para o povo brasileiro, que anda desacreditado;, diz Wallace.
Para eles, os Jogos Olímpicos são uma oportunidade para o país recuperar a moral após o Mundial de 2014. ;Acho que toda essa energia que o Brasil tem vai favorecer os jogadores e atletas a darem o melhor de si;, opina Luiz. Os dois têm ingresso garantido até a final, no Maracanã, e esperam acompanhar a Seleção até lá. Até 13 de agosto, terão ocorrido 10 jogos de futebol no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
O que pode e o que não pode
Proibido
; Bolsas, sacolas, malas, pochetes e mochilas (exceto material transparente)
; Facas, tesouras, canivetes, lâminas de barbear, chaves de fenda, agulhas e alicates
; Material explosivo, tóxico ou venenoso, armas de fogo e de brinquedo
; Apitos, megafones, cornetas, instrumentos musicais, faixas e ponteiros de laser
; Cartazes e bandeiras de países não representados em campo
; Skates, bicicletas, patins e capacetes
; Animais (exceto cães-guias autorizados)
; Equipamentos profissionais de filmagem ou fotografia
; Líquido ou bebida
; Recipientes de vidro
Permitido
; Garrafa de plástico vazia e sem indicação de marca
; Alimentos não-perecíveis, desde que estejam na embalagem original e lacrada
; Protetor solar e repelentes
; Pessoas que tenham de consumir determinados alimentos e bebidas por determinação médica podem entrar com os produtos se apresentarem receita.
O mesmo vale para medicamentos e equipamentos médicos