Jornal Correio Braziliense

Cidades

Frio derruba produção de hortaliças no DF; preço da batata mantém alta

Os dados foram divulgados pela companhia por meio do 7° Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016

A produção de hortaliças caiu em 10% no Distrito Federal. O dado, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é referente ao acumulado do semestre. De acordo com o gerente de modernização do Mercado Hortigranjeiro, Erick Farias, a colheita e a produtividade foram prejudicadas pelo frio. ;A Os fatores climáticos impactam diretamente nos cultivos;, explicou em coletiva de imprensa.

Leia mais notícias em Cidades

Os dados foram divulgados pela companhia por meio do 7; Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016, divulgado nesta terça-feira (19). No acumulado de junho, a má notícia ficou por conta do preço da batata. Apesar de não sofrer novos aumentos, o tubérculo manteve os valores elevados em todo o país. A expectativa, agora, é que a produção se eleve. Se isso acontecer, principalmente na região Centro-Oeste, a expectativa é que o alimento pese menos no bolso do consumidor.

Alívio

Ainda no mês de junho, a Conab, registrou queda nos preços da cebola e da cenoura. A redução nos valores se repetiu nas principais centrais de abastecimento do país. A entrada da safra de cebola do Centro-Oeste e do Nordeste proporcionou a queda dos valores. No caso da cenoura, a baixa nos preços começou em março e continuou até junho nas principais Ceasas do país. Isso se deve ao fator climática que favoreceu o plantio e colheita, aumentando as produções e causando queda de até 43,28% no valor.

A cebola nacional começou a ser mais consumida devido às melhores condições climáticas para produção no segundo semestre do ano. Houve uma redução de 76% da importação da hortaliça. No caso das frutas, não houve tendência de alta ou baixa dominante. Apenas o mamão, apresentou queda de preços em todas as Ceasas analisadas, com índices variando entre 26,63% e 72,53%. A melancia apresentou tendência de queda de preços em seis dos oito mercados pesquisados.

Pesquisa

O levantamento é feito mensalmente nos mercados atacadistas, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab. Para análise do comportamento dos preços em junho foram considerados os principais entrepostos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco e Paraná.