Jornal Correio Braziliense

Cidades

60% dos homicídios no Recanto das Emas têm relação com tráfico de droga

Segundo a Polícia Militar, pelo mapa de criminalidade geral da região, foram verificados os hot points (pontos quentes) de maior incidência criminal na cidade e direcionado o trabalho da operação para essas áreas

O trabalho de inteligência da Polícia Militar começou a sair do papel no Recanto das Emas. Em uma operação que durou quatro meses, integrantes do 27; Batalhão de Polícia Militar (BPM), com o apoio do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), fizeram uma varredura nas ruas da cidade para tirar das ruas pessoas envolvidas, principalmente, com o tráfico de drogas. Assim, a Operação Vellozia prendeu 412 pessoas e apreendeu 33 armas (Veja quadro), entre outras ações.

O setor de inteligência da corporação realizou levantamentos e filmagens, conseguindo autuar a maioria dos criminosos em flagrante. A escolha do Recanto das Emas veio porque o comércio de drogas é diretamente relacionado com 60% dos homicídios na região. Ainda segundo a Polícia Militar, pelo mapa de criminalidade geral da região, foram verificados os hot points (pontos quentes) de maior incidência criminal na cidade e direcionado o trabalho da operação para essas áreas.

;Nós desenvolvemos uma forma de agir para evitar o enfrentamento. Com isso, a gente consegue evitar que pessoas de bem sejam vítimas de uma ação praticada por esses agressores da sociedade. Fazemos operações sem resíduos (sem mortes); comentou o tenente-coronel Elisnei Antônio, comandante do 27; Batalhão de Polícia. Segundo ele, a ação do mapeamento é uma técnica inovadora, que consiste em atuar repressivamente com as unidades especializadas e o apoio do serviço de inteligência.

Para o tenente-coronel, os levantamentos de inteligência ; como análise criminal, qualificação dos suspeitos, fotos e filmagens ; produzem provas e indícios para que possam ser realizadas as prisões em flagrante. O principal objetivo é separar os usuários de quem efetivamente realiza a venda de drogas. ;Além de servir de subsídio para que o Judiciário possa, de forma mais clara, analisar as condutas criminosas e condenar os réus com penas expressivas;, apontou Elisnei.

Traficante

Uma das principais prisões ocorreu na Quadra 804. O jovem Jonas Jesus de Matos, 18 anos, conhecido pela PM como um dos maiores traficantes da área, acabou preso e, na casa dele, foi encontrada uma grande quantidade de entorpecentes, além de armas e munição. Na Quadra 206, a polícia deteve Jairo Honório Ferreira, 26, e Rodrigo Moreira das Virgens, 20, por tráfico de drogas. Ambos seguiram para a prisão em junho e tiveram a flagrante convertida em preventiva. Já na Quadra 403, seis adolescentes foram apreendidos e um laboratório de lança-perfume, desbaratinado ; mais 16 litros do produto seriam revendidos a usuários do Recanto das Emas.

No fechamento da operação, que é considerada pela PM como a maior do ano, mais dois homens acabaram presos em flagrante por tráfico. O comandante do BPChoque, tenente-coronel Carlos Paim, explica que o combate de drogas é permanente e que o efetivo continuará atuando. ;A gente tem noção de, quando tira um traficante das ruas, se não tiver um reforço dos demais setores policiais, o crime volta para o local;, analisou. Operações do tipo devem seguir em outras regiões do Distrito Federal, mas sem informações prévias para não atrapalhar o efeito surpresa.