Jornal Correio Braziliense

Cidades

Inverno mais frio que o comum surpreende a capital federal

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima na madrugada desta terça-feira (21/6) foi de 14ºC e máxima prevista é de 27ºC

Os brasilienses devem se preparar para encarar o frio durante os próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima na madrugada desta terça-feira (21/6) foi de 14;C e máxima prevista é de 27;C. E a expectativa dos especialistas é que as baixas temperaturas na se mantenham. Esta semana, o céu permanecerá de parcialmente nublado a nublado e apresentará névoas secas em lugares isolados.

Leia mais notícias em Cidades

O dia de hoje deve permanecer com o tempo parcialmente nublado a nublado. A umidade mínima registrada foi de 25% e a máxima, nas horas mais quentes do dia, pode chegar a 85%. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o brasiliense deve se preparar para ;madrugadas frias e tardes quentes. ;Para quarta (22), a tendência é que a temperatura caia mais, ficando entre os 13;C e 25;C;, explica.

De acordo com o também meteorologista Luiz Cavalcanti, o inverno de 2016 será mais frio que o de 2015, quando as temperaturas foram elevadas, devido ao El Niño ; fenômeno que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e afeta diretamente o clima brasileiro.

Este ano, até meados de agosto, durante as madrugadas, os índices permanecerão na média de 13;C e, ao decorrer da tarde, as temperaturas ficarão entre 25;C e 27;C. O profissional destaca que, no entanto, as quedas podem ser ainda mais fortes. ;Caso massas polares maiores ou mais frequentes adentrem o Centro-Oeste, o frio pode ser intensificado. Isso inclui a baixa da mínima e da máxima. Ainda assim, as variações não serão muito grandes e, por isso, o inverno, na capital, não será tão rigoroso;, explica.

Conforme situação característica do inverno, o nível pluvial será baixo e a seca abrangente. A previsão do Inmet é de que, entre este mês e o fim de agosto, a mínima da umidade do ar atinja picos abaixo de 20%. ;Durante esta época, as chuvas são raras; então, a umidade produzida tem que se expandir por uma área maior. Esse aspecto provoca a queda dos índices de umidade;, comenta Cavalcanti.


Os dias mais frios do DF

18 de julho de 1975: 1,6 ;C
18 de maio de1977: 3,2 ;C
10 de junho de 1985: 3,3 ;C
18 de julho de 2000: 8,2 ;C
15 de junho de 2010: 9,4 ;C