Jornal Correio Braziliense

Cidades

Moradores da Octogonal sofrem princípio de incêndio

A troca inadequada de um botijão de gás causou fogo no local


Um grande susto marcou o domingo de moradores da Octogonal 4. A troca inadequada de um botijão de gás causou um princípio de incêndio no apartamento 303 do bloco F por volta das 14h30. Estavam no apartamento o empresário Marcelo de Pinho Dantas, de 39 anos, o farmacêutico Ricardo Argenta, de 30 anos, e a empregada doméstica Janaína. Segundo o empresário, poucos minutos depois aconteceu uma segunda explosão.

;Depois que o funcionário da empresa fez a troca, ele testou para saber se o gás estava vazando. Fui até a porta da cozinha pagar o novo botijão com o cartão. Nesse meio tempo acendi o fogão para continuar preparando comida. Quando voltei para pegar o cartão, em uma questão de cinco segundos, aconteceu a primeira explosão. Era um fogaréu denso e com muita pressão. Peguei o extintor para tentar controlar as chamas mas foi em vão. Fiquei desesperado porque sabia que o fogo ia se alastrar rapidamente;, ressalta o morador Marcelo Dantas em entrevista ao Correio.

As chamas destruíram a cozinha e os outros cômodos do apartamento foram afetados pela fumaça. A prumada onde está localizado o foco do incêndio abriga a instalação de água, luz e esgoto - que, segundo avaliação da perícia, serão serviços que ficarão comprometidos em todas as unidades do prédio até amanhã. Ele e outros moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou 30 minutos depois. A equipe formada por 16 bombeiros resgatou moradores dos andares superiores com o uso de escadaria pelo lado de fora do prédio. Segundo o tenente coronel Rajão a perícia foi realizada às 17h e a estrutura antiga do prédio evitou uma tragédia de proporções maiores ;O que salvou esse prédio foi a idade dele. Como a estrutura é de tijolos, o fogo demora mais para se espalhar. Ao contrário de prédios novos, com divisórias de placa de gesso;. O laudo que revelará as causas do incêndio sairá em 20 dias.

;A partir de agora vou pesquisar sobre a empresa que trabalha com troca de gás. É preciso certificar que o profissional está realmente qualificado. É um susto que a gente não imagina que pode acontecer conosco;, avalia Dantas, que vai passar alguns dias na casa de uma amiga até acionar o seguro do apartamento.