Jornal Correio Braziliense

Cidades

Internautas brasilienses organizam manifestação contra o estupro

Manifestantes depositarão rosas aos pés da Estátua da Justiça; nesta semana, uma jovem foi estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro



Como resposta ao crime violento em que uma adolescente de 16 anos foi estuprada por 33 homens, movimentos feministas estão organizando a Marcha das Flores - 30 contra todas. Durante o evento, que ocorrerá neste domingo (29/5) no Eixo Monumental, manifestantes levarão até o Supremo Tribunal Federal rosas para pedir apoio na luta contra o estupro.

"Vamos protestar por conta do sofrimento da jovem e contra os comentários que a culparam pelo abuso", explica uma das organizadoras do evento, Keka Bagno. "Temos pesquisas que comprovam que a cada 11 minutos uma mulher sofre violência no Brasil. Queremos dar um basta nisso", afirma.


Keka conta que a manifestação também tem o objetivo de culpar o Estado pelo sofrimento das mulheres vítimas de abusos. "Têm projetos de leis que querem dar ao estuprador o direito da paternidade. Além disso, quando a mulher vai fazer a denúncia de estupro na delegacia, os policias buscam culpar a vítima com perguntas inoportunas", desabafa.

A Marcha das Flores está prevista para ocorrer simultaneamente em vários locais do Brasil. Segundo a organização, cidades em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já confirmaram a realização de eventos com o mesmo objetivo. Em Brasília, a concentração dos manifestantes ocorrerá às 10 horas em frente ao Museu Nacional. Até o começo da tarde desta sexta-feira (27/5), o evento já contava com a confirmação de 1200 pessoas. "É importante pontuar que o evento é suprapartidário. Todos contra o machismo e a misoginia são convidados a participar", completa Keka.