Jornal Correio Braziliense

Cidades

Em homenagem à Santa Rita, fiéis participam de missa e procissão

No dia da padroeira das causas impossíveis, das doenças e das mães, fiéis participam de celebrações especiais. Muitos agradecem por graças atendidas

A história de superação de uma mulher italiana inspirou milhares de fiéis da Igreja Católica. A trajetória de Santa Rita de Cássia, conhecida como santa das causas impossíveis e canonizada em 1900, é vista como exemplo pelos cristãos. Santa Rita passou por um casamento conturbado com um marido violento e enfrentou as dores da viuvez e da perda de dois filhos. O dia de ontem, data em que é relembrada a morte da santa, foi de devoção entre católicos que ocuparam templos religiosos para agradecer pelo que eles acreditam ser preces atendidas.

A paróquia Santa Rita de Cássia, na Asa Sul, realizou celebrações especiais com procissão e missas. A data atraiu aproximadamente 100 religiosos ao local, que buscavam demonstrar gratidão por possíveis graças alcanças.

Um momento marcante na vida da designer de interiores Enwmara Rabelo, de 52 anos, impulsionou a fé na santa popularmente conhecida por atender os pedidos relacionados à saúde. O filho, Pedro Vinicius Rabelo, passou, aos sete anos, por uma delicada cirurgia de apendicite que durou aproximadamente seis horas. ;O apêndice dele estava havia mais de 24 horas supurado e os médicos diziam que ele não teria chance de sobreviver. Depois de muita oração, ele conseguiu se recuperar totalmente;, ressalta a designer em entrevista ao Correio.

Após se intitular como uma ;devota de todas as nossas senhoras;, a aposentada Marina Couto, de 63 anos, viu no diagnóstico de câncer no estômago da filha Uiara Couto, em 2011, uma oportunidade de intensificar a união da família. ;Ela tinha apenas 28 anos. A quimioterapia foi um momento muito difícil, mas ela foi curada. É isso que me faz ir aos pés de Santa Rita todos os anos e agradecer por essa graça alcançada por interseção dela;, afirma Marina.
Vida inspiradora
Os desafios da vida de Santa Rita de Cássia inspiraram a publicitária Márcia Suassuna, de 53 anos, a acreditar em milagres e se tornar uma verdadeira devota. ;Depois que comecei a frequentar a paróquia com o nome dela, comecei a pesquisar sobre a vida da santa e achei a história dela maravilhosa. A afinidade que senti fortaleceu a minha fé;, destaca a publicitária, que há 17 anos, ao dar a luz ao primeiro filho sofreu com o diagnóstico de uma mancha no pulmão no recém-nascido.

Na época, o filho ficou internado na UTI e caso precisasse de cirurgia, corria um grande risco de morte. ;Como ele nasceu com baixo peso, os médicos disseram que ele não resistiria a um procedimento cirúrgico;, relembra. Márcia considera a recuperação do filho um milagre.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique