Milhares de fiéis se reuniram no início da tarde de ontem em frente à igreja de São Sebastião, em Planaltina, para participar do encontro das bandeiras da Festa do Divino Espírito Santo. Antes das 13h, horário marcado para a chegada de uma cavalgada no local, a movimentação na praça da igreja matriz da cidade era grande. Pelo menos 10 paróquias realizaram procissões pela região até o encontro dos foliões da cidade com os da roça.
Durante vários dias, um grupo de fiéis montados em cavalos percorreram as fazendas da região. A movimentação é conhecida como giro, os envolvidos rezam e cantam em louvor ao Divino Espírito Santo, enquanto os templos da cidade realizam missas em comemoração. Os organizadores do evento estimam que até hoje, quando se encerram os festejos, mais de 50 mil pessoas participem das comemorações.
Almoço
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, chegou ao local montado em um cavalo acompanhando a tradicional folia da roça. ;Esta é uma festa maravilhosa que celebra a fé e a importância do Espírito Santo. Não venho aqui como político, mas como devoto. É uma oportunidade única e uma emoção muito grande. Desde a primeira vez em que eu vim, nunca mais deixei de participar. O Divino Espírito Santo me conquistou para sempre;, disse Rollemberg.
Após o encontro das bandeiras, toda a comunidade envolvida na festa se reuniu para almoçar na Praça de São Sebastião. O cardápio foi preparado por moradores da região. Aproximadamente 200 kg de arroz, 12 vacas, 6 porcos e 120 kg de feijão foram doados para a preparação do almoço para cerca de 6 mil pessoas.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique