Jornal Correio Braziliense

Cidades

Fiéis vão à tradicional festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina

Católicos se reuniram no início da tarde deste sábado (14/5) em frente à igreja de São Sebastião, em Planaltina, para participarem do encontro das bandeiras da Festa do Divino Espírito Santo. Antes das 13h, horário marcado para a chegada de uma cavalgada no local, pelo menos 10 paróquias realizaram procissões pela região.

Durante vários dias, um grupo de fiéis montados em cavalos percorreram as fazendas da região. A movimentação é conhecida como giro, os envolvidos rezam e cantam em louvor ao Divino Espírito Santo, enquanto os templos da cidade realizam missas em comemoração.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, chegou ao local montado em um cavalo acompanhando a tradicional folia da roça. ;Essa é uma festa maravilhosa que celebra a fé e a importância do Espírito Santo;, disse Rollemberg.

Após o encontro das bandeiras, toda a comunidade envolvida na festa se reuniu para almoçar na Praça de São Sebastião. O cardápio foi preparado por moradores da região. Aproximadamente 200 kg de arroz, 12 vacas, 6 porcos e 120 kg de feijão foram doados para a preparação da comida para cerca de seis mil pessoas.

Tradição

A Festa do Divino é realizada em Planaltina há mais de 100 anos, antes mesmo da inauguração da nova capital, em 1960. Os festejos comemoram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, o chamado Pentecostes. Ele é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa e é o segundo maior evento religioso da região, perdendo em número de fiéis apenas para a Via Sacra, encenada no Morro da Capelinha durante a Semana Santa.