Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ibram embarga obra do Deck Sul; Novacap nega irregularidades ambientais

A Novacap informou que enviou as devidas respostas para o órgão ambiental esclarecendo os fatos e pedindo a retomada das obras



Responsável pelas obras no Deck Sul, a Novacap informou que enviou as devidas respostas para o órgão ambiental ainda na sexta-feira, esclarecendo os fatos e pedindo a retomada das obras. A Novacap negou os danos ambientais apresentados pelo Ibram e ressaltou que não houve erradicação de árvores dentro da Área de Proteção Permanente (APP).

Além disso, a Novacap justificou que realizou vistoria no Deck Sul em março e fez levantamento arvorístico, "verificando que havia na área 63 árvores exóticas que deveriam ser erradicadas por interferirem em dois trechos destinados às obras no local. Dessa forma, de acordo com o decreto 14,783/93 o parecer foi pelo corte mediante a compensação. Assim, foi definido o plantio de 630 mudas de espécies nativas do cerrado como forma de compensação".


O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, disse não entender o motivo do embargo. Segundo ele, a obra tinha todos os licenciamentos necessários. "A ideia é resolver o quanto antes essa situação para propiciar espaço de lazer para a população", afirmou.