Jornal Correio Braziliense

Cidades

Estudantes a favor do passe livre continuam com protestos na Rodoviária

Houve uma confusão entre policiais e manifestantes que resultou em spray de pimenta no rosto de alguns estudantes e troca de provocações



Estudantes ligados a movimentos sociais como o Movimento Passe Livre (MPL) prosseguem na ocupação na unidade do DFTrans na Rodoviária do Plano Piloto. Aproximadamente 30 jovens estão no local. Segundo o tenente Oliveira, da Polícia Militar, o efetivo tentou negociar com os líderes do movimento. ;Tentamos dialogar com eles para retirarmos os pertences dos seguranças que foram expulsos lá de dentro. Eles vão prestar ocorrência na 5; DP e vão entrar ainda hoje com um mandado de reintegração de posses;, afirma o policial, em entrevista ao Correio.

Segundo a representante do MPL, Maria Paiva, houve uma confusão entre policiais e manifestantes que resultou em spray de pimenta no rosto de alguns estudantes e troca de provocações. A manifestação atraiu jovens que passam por problemas financeiros com o corte do benefício. É o caso do estudante Luiz Reis, de 22 anos, que cursa serviço social na Universidade de Brasília (UnB). Ele mora em Santa Maria e diariamente gasta R$ 14 de condução desde que o direito ao passe foi cortado na última quarta-feira.

;Isso compromete a minha rotina de estudos já que tenho que optar por comer, pagar xerox ou usar o dinheiro para voltar para casa. Estou aqui por quero ajudar a garantir a mobilidade dos estudantes. Esse sistema do DF Trans não garante atendimento e cria critérios que dificultam nosso acesso;.