A partir de 29 de maio, todos os celulares do DF terão acrescidos o dígito nove antes da atual numeração. A medida faz parte de um plano da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para expandir o número de linhas telefônicas disponíveis no território candango. Para que os brasilienses não tenham o trabalho de alterar toda a agenda telefônica, o Correio separou aplicativos que realizam automaticamente o acréscimo do nono dígito.
A mudança, no entanto não será repentina. A Anatel estabeleceu um cronograma para que os usuários possam se familiarizar com o novo dígito, prevendo quatro meses de adaptação. Assim, entre 29 de maio e 7 de junho, as chamadas para celulares do DF serão completadas normalmente, discando-se 9 ou os atuais 8 dígitos. De 8 de junho a 5 de setembro, quem ligar para o modelo antigo (sem o dígito 9) receberá uma mensagem sobre a mudança. Depois disso, não haverá mais aviso e as ligações só serão completadas com a nova numeração.
Confira aplicativos gratuitos que adicionam automaticamente o nono dígito:
[FOTO694773]
Além do DF (código de área 61), também receberão o algarismo 9 adicional, a partir de 29 de maio, os telefones celulares dos estados de Goiás, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Os estados do Paraná e de Santa Catarina (DDD 41 a 49) terão a mudança a partir de 6 de novembro de 2016. Na mesma data, a medida alcançará as cidades com código de área 51,53, 54 e 55, no Rio Grande do Sul.