Uma grade de 5 metros de altura por 35 metros de extensão está causando polêmica na quadra 307 Sul. Cansados dos constantes arrombamentos e da presença de moradores de rua no local, lojistas do bloco C decidiram cercar a área para evitar os prejuízos. Agentes do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estiveram na quadra na manhã desta quinta-feira para avaliarem se a construção fere as regras de tombamento do Conjunto Urbanístico de Brasília.
Leia mais notícias em Cidades
A grade começou a ser instalada há dois meses e foi concluída ontem. ;Se fere o tombamento, eu não sei. O que nós estamos tentando fazer aqui é resolver o problema da falta de segurança. Todo mundo aqui tem alguma história para contar de assaltos e invasões;, explica Marcelo Corrêa, técnico de edificações responsável pela obra.
Sílvio Menezes, 39 anos, é dono de uma farmácia no bloco C e já teve a loja assaltada 3 vezes desde que abriu o estabelecimento, há dois anos. ;Eles quebraram uma parede de alvenaria para entrar na minha loja uma vez. Como é uma farmácia de medicamentos manipulados, não tinha nada de interesse deles. Eles não levaram nada, mas eu fiquei com o prejuízo da parede e da grade arrombada;, conta.