Quem passou pelo Parque da Cidade na manhã deste domingo de sol encontrou um grupo de cardiologistas promovendo uma ação de combate à hipertensão arterial. O movimento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (seção do Distrito Federal), em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril).
Mais de 300 pessoas foram atendidas. Além de medir pressão arterial, os médicos aferiram índices de massa corpórea e nível e de oxigênio no sangue. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia (seção DF) Ederaldo Brandão Leite, algumas pessoas apresentaram pressão alta e foram orientadas a buscar avaliação.
De acordo com ele, 35 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial, doença provocada especialmente pelo abuso do sal, pelo sedentarismo e obesidade. "Há muitos casos em que a pessoa vai no médico, sabe do diagnóstico, e não usa a medicação, ou faz esse uso de forma irregular. Muitos não se veem com um doente crônico, porque a hipertensão é uma doença silencionsa, que maltrata muito se não tratada", diz o médico Ederaldo Leite. A ação no Parque da Cidade teve o apoio do Instituto de Cardiologia do DF e dos laboratórios Sabin e Aché.