Jornal Correio Braziliense

Cidades

Jovens que fazem sucesso no Youtube são destaque no VideoGameShow

O primeiro evento brasiliense voltado para amantes dos jogos eletrônicos começa amanhã, em Taguatinga

Febre no mundo dos games, os canais do YouTube têm crescido cada vez mais. Vídeos com informação e interatividade fazem a cabeça dos fãs de diferentes faixa etárias. Não por acaso, são os youtubers as atrações principais do VideoGameShow, que começa amanhã em Brasília ; entre eles, AuthenticGames, Caracol Raivoso e o brasiliense Lucas Lira.


É comum os pais usarem os dispositivos móveis para distrair os pequenos e até mesmo vê-los ensinando aos mais velhos a mexer nas redes sociais. Mas e quando isso vira profissão? O surgimento de youtubers é tendência há algum tempo e hoje para muitos jovens produzir vídeos virou trabalho.


É o caso de Marco Túlio Vieira, 20 anos, mais conhecido pelo nome de seu canal no Youtube, AuthenticGames. O jovem mineiro grava vídeos há cinco anos, mas só a partir de 2013 percebeu que o hobbie virou profissão. ;O público do canal foi aumentando, recebi propostas de projetos e convites para eventos. Foi ali que vi que além de diversão produzir vídeos virou um trabalho;, conta.
O incentivo em produzir os próprios vídeos surgiu da época em que Marco era espectador de outros canais. ;Em 2011, descobri os vídeos do youtuber Monark, que acabou me inspirando a começar a produzir os meus;, comenta. O canal de videogames começou sem pretensão hoje ultrapassa 1,8 bilhão de acessos e se aproxima de 5 milhões de inscritos.


Para Marco, a melhor parte de ser um youtuber é a oportunidade de poder mostrar o seu trabalho e o dia a dia. Ele publica três vídeos diariamente ; e conciliar as atividades cotidianas é um desafio. Além de vídeos, o jovem lançou, em março, uma revista em quadrinhos e o livro AuthenticGames ; Vivendo uma vida autêntica, que conta um pouco de sua trajetória.


Outro youtuber que vai participar do evento é Marcos Coelho, criador do canal Caracol Raivoso, que tem cerca de 1,5 milhão de inscritos. Ele é entusiasta dessa febre de youtubers. ;Isso possibilita a criação de formadores de opinião, o que acaba ajudando outras pessoas;, afirma. O brasiliense Lucas Lira, do canal Invento na Hora, também estará ao presente no evento para falar sobre seu canal, voltado para vídeos sobre assuntos diversos com toque de comédia.

Mundo nerd
Durante quatro dias, o VideoGameShow traz a Brasília nomes como AuthenticGames, Muca Muriçoca, Lucas Lira, Caracol Raivoso e Zelune. O evento reúne vários tipos de atrações para poder atingir todo o público que gosta de videogames. O objetivo é englobar tudo que um fã de games gosta em um mesmo lugar.;Vai ter museu do videogame para os mais velhos relembrarem os jogos antigos e também a presença de youtubers que é a febre da nova geração;, comenta o produtor Júnior Santos, 39 anos, que entrou no mundo dos games com apenas 13.


Além do museu do videogame, que vai expor 150 consoles, a feira contará com lançamento de diversos jogos, fliperamas games antigos, campeonatos e palestras. Haverá concurso de cosplayers, no qual pessoas se fantasiam e representam personagens do mundo nerd, como super-heróis, figuras de animes, do quadrinho e do cinema cinematográficas. Além de jogar e brincar, quem quiser também pode aprender com os workshops que abordam temas como a criação de personagens e o mercado de trabalho para youtubers.


Júnior começou a trabalhar em uma loja de videogames em 1989 e, desde o que era um hobbie virou profissão ; hoje, ele organiza eventos da área, como campeonatos e feiras. O evento surgiu de uma vontade de realizar uma grande feira de jogos na capital. ;Como organizei vários campeonatos e eventos da área no Brasil, tinha experiência e apostei na minha ideia;, afirma.

Serviço

VideoGameShow ; Onde os universos se encontram
Taguatinga Shopping, de
quinta-feira a domingo
Ingressos a partir de RS 35
Pontos de venda: https://www.ingressorapido.com.br/, lojas Kid Games, estande de vendas oficial no Taguatinga Shopping

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique