Jornal Correio Braziliense

Cidades

Clima de clássico: manifestantes pró e contra impeachment ocupam Esplanada

Até parecia final de Copa do Mundo. Com torcidas organizadas divididas em alas norte e sul, 79 mil pessoas, segundo cálculo da Secretaria de Segurança Pública, invadiram a Esplanada para assistir, em telões, à votação do impeachment


Sol forte, música, dança, bandeiras, telões com transmissão ao vivo, vendedores ambulantes e uma multidão separada ao meio por um forte esquema de segurança. A Esplanada dos Ministérios viveu um domingo com clima de clássico decisivo. Na torcida vestida de verde e amarelo, 53 mil pessoas. Na de vermelho, 26 mil, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Antes do início da partida, muita festa e otimismo de ambos os lados. Ao fim, comemoração da maioria pró-impeachment e decepção dos favoráveis a Dilma. Mas o campeonato continua. Falta a final, com data ainda a ser definida. Vencedores e perdedores prometem manter a mobilização.

Como em uma típica arena, o acesso à Esplanada era dividido entre norte e sul. Letreiros luminosos indicavam o caminho de cada torcida, dividido por duas cercas, um muro entre elas e centenas de policiais militares. Do lado norte, os defensores de Dilma Rousseff (PT). Grande parte, integrantes de movimentos sociais e sindicatos, com camisetas e bandeiras da CUT e do MST. Do lado sul, os opositores do governo. Muitos, com a camisa da Seleção Brasileira. Em ambos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Apesar de o público registrado oficialmente pela PM ser bem abaixo dos 300 mil esperados, a corporação deslocou 3 mil homens e mulheres para o local de embate. Havia ainda 320 bombeiros e 75 agentes do Departamento de Trânsito (Detran). O planejamento para garantir as manifestações dos pró e contra impeachment deu certo. Até as 23h30, não houve ocorrência grave. Os ocupantes da ala norte, perdedora na partida, deixavam o local resignadas e de mãos dadas.

O público começou a ocupar a Esplanada em maior volume por volta das 14h, horário marcado para início da sessão decisiva da Câmara dos Deputados. Ao cair da noite, com o avanço dos votos favoráveis à admissibilidade da cassação da presidente, torcedores de verde e amarelo continuavam a desembarcar na Esplanada, enquanto os contrários dispersavam. Por volta das 21h30, quando ainda faltavam votar mais de 150 deputados, os manifestantes contra o impeachment começaram a deixar o local em massa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique