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Mobilidade: projeto do BRT promete 150km de vias para Expresso DF

Remodelagem de terminais e aplicação de tecnologia são pedidos da população e de especialista, para que haja menos espera e filas


Além do Eixo Sul, o projeto de mobilidade da capital do país inclui a construção de três corredores para o Bus Rapid Transport (BRT): os eixos Norte, Oeste e o Sudoeste, que resultariam em 150km de vias dedicadas para o Expresso DF. A intenção do governo é tornar todo o sistema integrado e desafogar o tempo no trânsito dos usuários de Sobradinho e Planaltina. Mesmo com os projetos, a Secretaria de Mobilidade ainda não tem prazo para o início das obras ; muito menos de operação.

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[SAIBAMAIS]A primeira construção é a do Expresso DF Norte. Para isso, um conjunto de obras está incluído no projeto, como serviços de terraplanagem; implantação e restauração de pavimentação; drenagem de áreas rurais e urbanas; sinalização horizontal, vertical e semafórica; construção de viadutos, muros, contenções, túneis, trincheiras e pontes. O orçamento está previsto em R$ 1,2 milhão, com cinco terminais incluídos ; dois em Sobradinho, dois em Planaltina e um na Asa Norte. A edificação de 38 estações ao longo de trechos da BR-020 e da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia Norte) também está nos planos. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), responsável pelas obras, informou que o projeto executivo se encontra concluído e encaminhado para análises da Caixa Econômica Federal, mantenedora da execução. Em razão disso, ainda não existe previsão para o início das intervenções.

Enquanto isso, o produtor de moda Danillo Costa, 24 anos, continua enfrentando o trânsito pesado da região. Ela sai do Setor Sul de Planaltina com destino ao Setor de Autarquias Sul, no Plano Piloto. Para não chegar atrasado ao trabalho, deixa a residência 2h30 antes, devido aos congestionamentos na Epia Norte. ;O transporte para a nossa região é muito ruim. A vinda do BRT para cá facilitaria toda a locomoção. A questão da faixa exclusiva melhoraria bastante;, conta.

Para Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Guará, a Secretaria de Mobilidade prevê o Expresso DF Oeste. As obras, avaliadas em R$ 725 milhões, incluem o uso da faixa exclusiva da EPTG, trechos na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e Estrada Parque Setor Policial Militar (ESPM). Essa parte ainda está em fase de estudo de projetos; por isso, não existe um número definido de estações e terminais. ;A faixa da EPTG está nos planos do Expresso DF. Ela vai começar a ser operada da forma como é hoje e depois prevemos readaptação das estações, como existe no Expresso Sul. Queremos operar a faixa por lá ainda este ano. Os estudos estão em andamento para isso;, detalhou o secretário adjunto de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno. O Expresso Sudoeste, que deve atender Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Recanto das Emas, ainda está com o projeto em fase de conclusão.

Adequação


Mas ainda há serviço a ser feito no Expresso DF Sul, já em uso. A secretária Eliana Nunes da Silva, 38 anos, sai da Quadra 3 do Setor Sul do Gama em direção ao trabalho, no Setor Comercial Sul, no Plano Piloto. Na opinião dela, as filas deveriam ser mais organizadas e a frota de ônibus, maior. ;Quando chegamos ao terminal, as filas sempre estão intensas. Isso depois de esperar muito pelo ônibus alimentador. Essas melhorias já ajudariam o usuário;, sugere. Além disso, a secretária questiona sobre a não finalização do trecho da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), que não possui a faixa exclusiva para o Eixo Sul. ;Mistura o trânsito. Deveria ter a pista exclusiva em todo o percurso;, aponta.

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