Jornal Correio Braziliense

Cidades

Chacina de jovens no Jardim Ingá expõe falta de lei no Entorno do DF

Uma semana depois de o Correio publicar uma série de reportagens sobre a alta incidência de homicídio de rapazes negros no DF e Entorno, mais um crime entra para a triste estatística. Entre os mortos, no Jardim Ingá, três eram irmãos, entre 16 e 20 anos



O delegado-chefe do Grupo de Investigação de Homicídio, Eduardo Gomes, informou que, até o momento, nenhum suspeito foi identificado e que a polícia trabalha com a possibilidade de acerto de contas, motivado por vingança. ;Lucas Matheus teria se escondido na casa dos amigos com medo de retaliação por causa de um homicídio que ele teria praticado no domingo. Nós não sabemos onde estão os outros dois que sobreviveram e a família alega que também não sabe do paradeiro;, explica.

[SAIBAMAIS]Violência no Entorno
Um estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que, assim como os três irmãos assassinados, a vulnerabilidade de jovens negros é maior no Entorno. De acordo com a pesquisa Jovens negros e não negros: mortalidade por causas externas na Área Metropolitana de Brasília, nove entre 10 jovens mortos na área metropolitana de Brasília são negros. Entre 2010 e 2012, 818 afrodescendentes entre 15 e 29 anos foram assassinados na Área Metropolitana de Brasília, que inclui o Entorno. No mesmo período, foram 91 óbitos entre os jovens brancos na mesma faixa etária. A maioria dos homicídios teve como causa arma de fogo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.