Jornal Correio Braziliense

Cidades

Protesto em frente a hotel interditou via N1 e causou engarrafamento

Os manifestantes são contra a retirada de pessoas que estão morando no prédio

A Via N1 ficou completamente fechada por quase duas horas, na altura da Torre de TV, na tarde desta sexta-feira (1;/4). Integrantes do Movimento Resistência Popular (MRP), que estão morando no edifício do antigo Torre Palace, protestaram contra a decisão judicial dedesocupação do local.

Os carros foram desviados por cima do canteiro central e forma um grande engarrafamento na região. O grupo queimava pneus em frente ao edifício. O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio e a Polícia Militar negociou a liberação da via.

Desocupação

A juíza Mara Silda Nunes de Almeida, da 8; Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios deu 20 dias para que os proprietários do Torre Palace Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, esvaziem o edifício ; hoje visto como ponto de drogas e reduto de sem-teto. A medida começou a valer no último 22 de março.

Em caráter liminar, a magistrada deferiu ação protocolada em 17 de março pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), por ordem do governador Rodrigo Rollemberg, contra a empresa Torre Incorporações e Empreendimento Imobiliário Ltda., dona do hotel. Além de pedir que os moradores sejam retirados, Mara Silda pediu que alguns reparos sejam feitos e que o entulho seja retirado.

Ainda não há decisão sobre o fim do edifício: nem a demolição, nem a venda, foram autorizadas pela Justiça.