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Fotógrafo de Brasília mostra em ensaio como é 'nadar contra a correnteza'

Série Contrafluxo, de Mauro Martins, levou três anos para ficar pronta: "Representa o caminho que eu segui, que era contrário ao que as pessoas queriam", diz o autor

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Em 2013, o publicitário Mauro Martins trocou o cargo de diretor de arte em uma agência de Brasília para estagiar em uma empresa da cidade de Boulder, no estado americano do Colorado. A investida gerou questionamentos de amigos e familiares do mineiro, nascido em Ituiutaba e radicado na capital há mais de três décadas. ;Não entendiam o porquê de eu deixar aquela função por um estágio de 10 semanas;, relembra Mauro. A jornada no exterior se estendeu por três anos, após a efetivação do publicitário de 33 anos.

Mauro regressou a Brasília há seis meses. A mudança novamente causou indagações. ;Dessa vez, questionaram o porquê de eu ter voltado depois de ter me firmado na agência americana. Disseram que eu deveria ter ficado no exterior;, contou. Mauro então percebeu que seguiu um ;fluxo; contrário à expectativa das pessoas, o que o inspirou a criar o ensaio fotográfico Contrafluxo. A série de sete imagens em preto e branco retrata pessoas percorrendo trajetos opostos aos de multidões.

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;Contrafluxo representa um julgamento sobre o que cada um deve fazer com a vida;, comentou. O ensaio levou três anos para ficar pronto. Mauro contou que fotografou mais de 50 lugares, mas apenas sete ;funcionaram;. Três das imagens selecionadas ele fez na cidade americana. O restante o mineiro capturou em Brasília ; duas delas no Estádio Mané Garrincha e na rodoviária do Plano Piloto.

Amante de fotografia há 12 anos, o publicitário conta que ter paciência foi imprescindível para capturar as imagens. Isso porque ele precisou de vários cliques para montá-las. ;Era difícil captar uma pessoa isolada de um lado e várias em outro ao mesmo tempo. Então, eu posicionava a câmera por várias horas e tirava mais de 100 fotos, para depois misturá-las em programas de edição;, explicou.

Mauro contou também que fez as fotos, inicialmente, coloridas. O ;excesso de informação;, no entanto, o levou a mudar de ideia. ;O preto e branco ajuda a reforçar o contraste de uma pessoa de um lado e várias de outro;, avaliou. O publicitário agora divulga o ensaio na internet e planeja emoldurá-los para vendê-los como objetos de decoração.