Foi lançado no início da tarde desta segunda-feira (28/3), no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), o aplicativo "Carona phone", que irá incentivar carona solidárias entre alunos do campus. O sistema foi desenvolvido por alunos e ex-alunos dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Design da UnB.
A ideia partiu de Márcio Batista, hoje ex-aluno da instituição, e que percebia a quantidade de carros no estacionamento e via que a maioria dos veículos estavam com uma pessoa só: "A ideia é beneficiar toda a sociedade. Fizemos vários estudos e pesquisas de opinião e comportamento, foi uma verdadeira imersão. O aplicativo irá promover também a interação social e a criação de novas amizades", afirma.
O "Carona phone" está sendo desenvolvido há dois anos e vai funcionar com sistema de geolocalização. Neste primeiro momento ele só estará disponível para aplataforma Android. O usuário só tem que baixar gratuitamente o aplicativo, se cadastrar e usá-lo. Nele será possível ver a foto e o perfil dos usuários, o número de vagas no carro e o trajeto que o motorista vai fazer. A pessoa que pedir carona sinaliza no aplicativo o local exato que está na universidade, e quem oferece a carona poderá encontrar o passageiro facilmente.
Com informações de Hariane Bittencourt