Jornal Correio Braziliense

Cidades

Movimento Ocupe o Lago realiza evento pelo Dia Mundial da Água

Ação conta com apresentações musicais e rodas de conversa sobre o tema, que será comemorado no dia 22/3

As comemorações por conta do Dia Mundial da Água, em 22/3, continuam neste domingo (20/3) na orla do Lago Paranoá. Desta vez, as atividades ocorreram na Ermida Dom Bosco, no Lago Sul. O evento é organizado pelo movimento Ocupe o Lago, que estima que cerca de mil pessoas passem pelo local durante todo o dia.

Por volta das 11h, o grupo de teatro do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) da Polícia Militar, fez a apresentação de uma peça infantil educativa sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti. "Já sabia que o mosquito fazia mal. Gostei quando eles jogaram água na gente e aprendi que não podemos espalhar lixo nem deixar água parada", conta Anna Luíza Reis, 4 anos, uma das espectadoras da peça teatral.

A fundação SOS Mais Cerrado também participa da atividades do local, com palestras e rodas de conversa sobre a preservação ambiental. "O cerrado é o maior berço das águas, então o nosso trabalho de conscientização é conjunto. Esse é o segundo ano em que participamos da ação promovendo a mobilização para buscar soluções para os impactos ambientais", explicou a integrante da organização Yorrana Moraes.

Um concurso de fotografias organizado pela fundação com o tema Cerrado e Vida terá o resultado divulgado durante a tarde. O dia contará ainda com apresentações de dança e percussão do grupo Jovem de expressão, quatro bandas e um abraço coletivo ao lago com barcos e caiaques.

Limpeza do lago


[SAIBAMAIS]Durante o sábado (19/3), o movimento Ocupe o Lago realizou a limpeza subáquatica e das margens do lago. Cerca de 200 mergulhadores participaram da ação em sete pontos de coleta. A estimativa da organização é de que 16 toneladas de lixo tenham sido recolhidas durante a atividade.

"O evento deste domingo é a celebração da ação de ontem. Quando o movimento surgiu, em 2014, a ideia era comemorar o Dia Mundial da Água e reunir poder público, iniciativa privada e sociedade civil pela preservação do lago", disse o coordenador do movimento e presidente da associação Ocupe o Lago, Marcelo Ottoni.