Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mulheres estiveram envolvidas em apenas 8,5% dos acidentes fatais no DF

Entre os 492 condutores que participaram de acidentes com mortes, somente 42 eram mulheres; número de habilitadas, por outro lado, cresceu 5,8%

Dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) mostram que as mulheres estiveram envolvidas em apenas 8,5% dos acidentes fatais registrados no DF em 2015. Entre os 492 condutores que participaram dos 322 acidentes com mortes no ano passado, somente 42 eram do sexo feminino. Outros 85% eram homens e os 6,5% restantes não foram identificados pelo órgão no momento da ocorrência.

Leia mais notícias em Cidades

Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim, os números da violência no trânsito vêm sofrendo uma redução e as "as mulheres têm participação relevante" nessa melhora.

O número de mulheres mortas em acidentes de trânsito também caiu. Em 2014, foram registrados 94 óbitos, contra 67 no ano passado, o que representa uma queda de 28%. Do total de vítimas, sete eram condutoras do veículo, 25 eram passageiras e 35 eram pedestres.

Por outro lado, a quantidade de habilitadas aumentou 5,8%, chegando a 630 mil. Assim, o público feminino já representa 38,4% do total de condutores do DF.