Jornal Correio Braziliense

Cidades

Aeroporto ainda registra 14 voos atrasados após paralisação de aeroviários

A greve foi suspensa nos 12 aeroportos afetados na manhã desta quarta-feira; mas caso a situação não seja revertida, um novo movimento promete paralisar os mesmos aeroportos por tempo indeterminado

Depois do atraso de 50 decolagens e 32 voos cancelados, o Aeroporto JK ainda mostra os reflexos da manifestação de pilotos, comissários e funcionários das empresas aéreas feita em 12 aeroportos do país, na manhã desta quarta-feira (3/2). De acordo com a Inframerica, 14 voos ainda estavam atrasados por volta das 16h30. Em nota, a concessionária ;lamenta os transtornos causados aos passageiros e informa que estão sendo adotadas medidas junto às companhias aéreas para minimizar os efeitos da greve;. A paralisação ocorreu durante duas horas.

Leia mais notícias em Cidades

A greve foi suspensa para o período do carnaval, mas caso as demandas dos aeronautas e aeroviários não sejam acatadas, um novo movimento promete parar os aeroportos por tempo indeterminado. ;Decidimos suspender a greve durante o carnaval, mas, se não houver acordo até quinta-feira (11/2), no dia da assembleia, paralisaremos a partir de sexta por tempo indeterminado;, disse o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Rodrigo Spader. De acordo com ele, as próximas paralisações devem acontecer sempre da mesma forma: das 6 horas às 8 horas, nos mesmos aeroportos.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) afirmou que, nos últimos dez anos, os funcionários receberam reajustes acima da inflação. Destacou ainda que já foram feitas seis propostas desde o início das negociações e todas foram recusadas.

A estimativa dos sindicalistas é de que, entre meia-noite e 14h, 396 voos sejam atrasados e 186, cancelados. O maior número de cancelamentos ao longo do dia foi verificado no aeroporto de Congonhas (SP), onde 46 movimentações deixaram de ocorrer. Em relação aos atrasos, o aeroporto de Brasília foi o que registrou o maior número de ocorrências, com 55 casos.

A Inframerica recomenda que os passageiros prejudicados entrem em contato com as respectivas empresas aéreas para mais informações sobre remarcação de voos. De acordo com as mesmas, as ações de contingência foram adotadas para minimizar o impacto na operação aérea e manter a normalidade do sistema. Em Brasília são esperados 538 pousos e decolagens para esta quarta-feira.

Com informações da Agência Estado.