Jornal Correio Braziliense

Cidades

Três jovens do Distrito Federal vão estudar medicina na Rússia

Eles embarcam em fevereiro rumo à Universidade Médica Estatal de Kursk

Cerca de 30 jovens, de várias regiões do país, vão embarcar dia 23 de fevereiro rumo à Universidade Médica Estatal de Kursk, na Rússia, para estudar medicina. No grupo, três são do Distrito Federal: Bernardo Oliveira, Gabriel Franco e Julia Lopes, com idades entre 17 e 19 anos. O projeto é uma iniciativa da Aliança Russa, representante oficial das universidades russas no Brasil.

O trio faz cursos intensivos de russo e se preparam para enfrentar o frio, que pode chegar a 50;C negativos no inverno. Mesmo com a alta do dólar, cursar medicina na Rússia pode ser um bom investimento. O governo russo subsidia os alunos estrangeiros que vão para o país estudar, o que diminui consideravelmente o custo do curso. O semestre sai por aproximadamente US$ 3,1, cerca de R$ 12,4 mil, incluindo hospedagem e seguro médico. Valor muito inferior ao cobrado no Brasil.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.