Jornal Correio Braziliense

Cidades

Volume de água no lago sobe e CEB aumenta abertura da barragem do Paranoá

Em 2015 em nenhum momento as comportas foram aberta, o cenário em Brasília era de seca e baixa oferta de água

A forte chuva que atingiu o Distrito Federal nos últimos dias fez com que, na última quinta-feira (21/1), as três comportas da barragem do Lago Paranoá fossem abertas em 15 centímetros. Na manhã desta sexta-feira (22/1), uma delas foi aberta em mais 10 centímetros, totalizando 40cm. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), responsável pelo reservatório, o procedimento foi necessário para manter o nível do espelho d;água estável.
Leia mais notícias em Cidades.
Segundo o diretor da CEB Geração José Henrique Vilela, a medida foi tomada para que o Lago Paranoá não atingisse o limite máximo estabelecido pela Agência Reguladoras de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), que é 1,08 metro acima do nível do mar.

Em nenhum momento de 2015, as comportas foram abertas. No ano passado, o cenário em Brasília era de seca e baixa oferta de água. Em janeiro de 2015, em outro ponto do DF, a Barragem do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 66% da população da capital, estava 2,4 metros abaixo do normal para o período. Outro sistema, o Santa Maria/Torto, chegou a ficar com defasagem de 1,7 metro.