Jornal Correio Braziliense

Cidades

Chuva volta a causar alagamentos no DF; bombeiros resgatam casal de idosos

Leitores enviaram fotos e registros de alagamentos na L2 Sul, na W3 Sul e no Setor de Autarquias Sul. Em Planaltina, a água da chuva invadiu a 6ª DP

Após uma manhã ensolarada, a chuva voltou com força no Distrito Federal. Na tarde desta quinta-feira (21/1), a tempestade causou estragos e transtornos em diversos pontos da capital. A redação do Correio Braziliense recebeu fotos e registros de alagamentos na L2 Sul, na W3 Sul, no Setor de Autarquias Sul e em frente ao Anexo do Ministério da Educação (MEC). Uma mulher grávida ficou ilhada no carro na L2, entrou em trabalho de parto e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Um casal de idosos também precisou de resgate após o carro deles ficar preso em uma tesourinha na 109/110 Sul. Socorristas também ajudaram outro idoso, na tesourinha da 216/116 Sul. Mais da metade do veículo da vítima já havia sido coberto pelas águas. No mesmo local, uma caminhonete também ficou preso.

[VIDEO1]

De acordo com informações dos bombeiros, muitos veículos estão retidos na 402/403 Sul, próximo à OAB, devido a dificuldade de trafegar. A grávida foi transportada para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), o trânsito está congestionado nos dois sentidos, em frente à sede da Polícia Federal. Na Estrada Parque Guará (EPGU) é registrado também outro ponto de alagamento, próximo ao Zoológico de Brasília. Muitos motoristas estão parados ao longo da via. Antes de sair do trabalho, confira como está o trânsito no DF. Os serviços da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) ficaram temporáriamente suspensos entre a Estação Asa Sul e a 114 Sul, mas já voltaram ao normal.
Um terreno ficou severamente alagado a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia - Sul), em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um trator que estava estacionado no local foi praticamente coberto pela água.
Leia mais notícias em Cidades.
Em algumas vias tomadas por enxurradas, a água passou da metade da altura dos pneus dos carros. A água da chuva também invadiu a 6; Delegacia de Polícia (Planaltina). Mais cedo, por volta das 10h, o Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de deslizamento de terra na Fercal. Nenhuma residência foi atingida e ninguém se feriu.
[SAIBAMAIS]Sem trégua

Desde o começo do ano até hoje, o brasiliense só teve um dia de trégua da chuva, em 5 de janeiro, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, a média de chuva prevista para o mês de janeiro era de 247,4mm, mas este valor já foi ultrapassado em 4% chegando a 258,2mm até a manhã desta quinta-feira (21/1). A previsão é de tempo fechado para a capital até o mês de março.

A Subsecretaria de Defesa Civil está monitorando os principais pontos de alagamentos afetados pela chuva da madrugada desta quarta-feira (20/1). Além da Vila Cauhy, onde mais de 60 famílias desalojadas, por conta do transbordamento do Córrego Riacho Fundo, as equipes também monitoram as regiões do Sol Nascente, em Ceilândia e outros pontos do Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante.

Apesar da forte chuva nesta tarde, a Defesa Civil até o momento da publicação desta reportagem, não havia recebido nenhuma notificação grave.