O Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou, na tarde desta quarta-feira (20/1), a reestruturação da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade). O órgão atende chamados de socorro da população para a Polícia Militar, pelo 190; para o Corpo de Bombeiros, pelo 193; Para a Defesa Civil, pelo 199; e para a Polícia Civil, pelo 197. A demora no atendimento pode chegar a 12 minutos e, com o reforço na equipe, o governo espera garantir o pronto-atendimento.
Leia mais notícias em Cidades.
Em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, Rollemberg disse que reforçara o número de atendentes do 190, da PM, responsável por 90% dos telefonemas recebidos. O quadro de pessoal do setor saltará de 77 para 107. Os novos funcionários foram retirados da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, e ainda passarão por treinamento antes de assumirem as novas funções. Atualmente, um total de 124 pessoas recebem os chamados da população.
Segundo números da Secretaria de Segurança, atualmente o Ciade recebe cerca de 270 mil ligações por mês. Dessas, aproximadamente 108 mil resultam em ocorrências policiais ou de socorro dos bombeiros. Também participaram da coletiva os diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba, e do Departamento de Trânsito, Jayme Amorim; e os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior.
Com informações da Agência Brasília.