Mesmo com os níveis considerados normais para os meteorologistas, já choveu cerca de 85% do volume esperado para todo o mês no Distrito Federal. De acordo com análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi registrada a média de 210 milímetros de água dos 247mm previstos para janeiro. Só na terça-feira (19/1), a capital acumulou 70mm de chuva. Na segunda-feira (18/1), foram registrados 12,1mm.
[SAIBAMAIS]Os índices desses dois últimos dias são elevados em relação ao fim de semana, quando o Inmet calculou apenas 4,8mm de precipitações, entre sábado (16/1) e domingo (17/1). E a tendência é de mais chuva, como as que causaram alagamentos em toda a cidade nesta quarta-feira (20/1), pelo menos até o fim do mês. Segundo o Inmet, as precipitações terão maior duração e intensidade nesta segunda quinzena.
Canal de umidade
O tempo chuvoso é característico do verão, mas o DF também passa pela influência da chamada zona de convergência do Atlântico Sul, que intensifica as precipitações. O fenômeno climático é um canal de umidade, que passa neste mês pelo Centro-Oeste e o Sudeste do país.
Nesta semana, o sol aparece poucas vezes e as chuvas vêm a qualquer hora do dia, ficando ainda mais intensas entre quinta-feira (21/1) e sexta-feira (22/1). As temperaturas mínimas ficarão entre 18;C e 19;C, mas na sexta-feira podem cair para até 16;C. As máximas, nas horas mais quentes do dia, ficarão entre 22;C e 23;C.