Jornal Correio Braziliense

Cidades

Floração dos cambuís ajuda a alegrar a paisagem das asas Sul e Norte

Graças a eles, quem anda pelas ruas de pelo menos 30 das 127 superquadras de Brasília, nesta época do ano, se depara com um tapete de pétalas amarelas forrando as calçadas



Entre dezembro e fevereiro, 884 deles florescem pelas asas Norte e Sul, de acordo com levantamento do órgão. Embora a dúvida a respeito do nome seja frequente, há consenso sobre a beleza da árvore: ;É a mais bonita da região. Adoro quando as flores aparecem, porque elas embelezam a quadra e enfeitam a cidade;, comenta Deijanilde, que trabalha na escola há seis anos. ;É uma das plantas que mais chamam a atenção por aqui. Quem passa sempre comenta, pega o celular e tira uma foto;, concorda Aderaldo Ferreira, 45 anos, zelador de um bloco na Asa Norte desde que tinha 25. ;Sempre fez sucesso;, garante.

Simples de cultivar
Como grande parte dos brasilienses, as mudas da árvore vieram de várias localidades do Brasil, logo no começo da construção da capital, na década de 1960. ;Trouxeram mudas de Belo Horizonte, Goiânia, Anápolis;, enumera Ervilha. Desde então, o cambuí foi uma das espécies mais plantadas nas quadras, avenidas e parques da cidade. ;Ele germina fácil e é simples de cultivar. Sem contar que o potencial para paisagismo é excelente, porque fica muito bonito quando floresce;, explica o engenheiro florestal Irving Silveira.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.