Para se tornar profissional, além da cauda, Lina tem que praticar apneia - técnica de suspensão, neste caso, voluntária da respiração - para conseguir ficar até dois minutos sem respirar debaixo d;água. "Eu não fiz o curso ainda, mas treino duas vezes por semana com o meu professor de hidroginástica", afirmou.
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Precursora
No Brasil, Mirella Ferraz foi a primeira pessoa a ir a fundo no assunto e a se tornar profissional do sereísmo. "A sereia é livre e independente. Pode fazer o que quiser, nadar pelo mundo inteiro e conquistá-lo. Ser sereia não é um hobby, é uma atitude", contou Mirella ao blog Sereísmo, que destrincha todo o universo das serias.
O Youtube e o Facebook são duas ferramentas que têm ajudado o sereísmo a se difundir pelo Brasil. No site de vídeos, é possível encontrar várias pessoas ensinando como fazer para confeccionar uma cauda e como é a experiência de ser sereia -- alguns chegam a ter mais de 5 milhões de acesso. Já o Facebook é o local onde os adeptos têm um grupo de interação que já conta com mais de 1.600 pessoas.
No último ano, o tema sobre sereias e mar começou a ser explorado pelo mundo da moda e muitas marcas, como a Farm, Imaginarium e o Boticário desenvolveram produtos focados no assunto. Nessa onda, duas mães criaram a loja Sirenita, que produz e vende caudas de serias e tritões para crianças terem a oportunidade de experimentar a sensação de ser um ser marinho.
As adeptas do Sereísmo vêem essa tendência como algo importante para o desenvolvimento do ideal para quem ainda não conhece. Nannarhara Bessa, 30 anos, social media, sempre teve interesse por seres mágicos e os mistérios que os rodeiam. Com a exploração do assunto pelo mercado de roupa, ela viu seu desejo despertar novamente.
"Era bem difícil achar coisas relacionadas, a única referência que se tinha era da sereia Ariel, da Disney, mas de uns tempos pra cá tem se popularizado mais, e com algumas artistas divulgando e entrando na onda, ajudou bastante. As marcas também perceberam isso e passaram a investir em itens que vão desde decoração a maquiagens".
Sereísmo na mídia
O mundo dos famosos também tem aderido a moda. Ivete Sangalo, Britney Spears, Adriane Galisteu e Cláudia Ohana foram algumas que aderiram ao estilo barbatana.
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Em novembro de 2015, a Disney anunciou que o filme da Pequena Sereia ganhará uma nova versão e que a atriz Chlo; Moretz fará o papel principal de Ariel.