Jornal Correio Braziliense

Cidades

Moradores reagem à operação da Agefis e jogam pedra na PM em São Sebastião

Um grupo de 600 pessoas cercou as casas, construídas em áreas públicas, na tentativa de impedir as derrubadas.

Moradores do assentamento irregular batizado de Capão Cumprido, em São Sebastião, cercaram residências durante a ação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) na manhã desta terça-feira (12/1). Eles tentavam impedir a demolição das casas construídas em área pública. Pessoas também subiram em telhados e jogaram pedras. Um motorista de pá mecânica e um tenente da Polícia Militar se feriram na mão.

Leia mais notícias em Cidades.

A invasão fica perto do Parque de Vaquejada. A Agefis deu início aos trabalhos de desobstrução da área , à derrubada das casas irregulares. Apesar da reação de moradores, foi o clima que impediu o trabalho das equipes. Homens removeram janelas e portas de três moradias de um total de 68 construções de alvenaria construídas em área pública, mas suspenderam os trabalhos quando começou a chover.

A meta da Agefis é terminar a desobstrução do terreno até sexta-feira. De acordo com um levantamento do Instituto Brasília Ambiental, o terreno não é próprio para as edificações, pois o solo local é propício a erosões, o que pode causar desabamentos. A ocupação da área aconteceu no primeiro semestre de 2016.

Com informações da Agência Brasília.