Segundo Cristiano Torres, presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF (Sindsse/DF), um interno que fica responsável pela limpeza recebeu dos outros adolescentes materiais que são da própria estrutura da unidade, como barras de ferro. Isto auxiliou a quebrar o cadeado das portas. "Quando os agentes foram colocar este adolescente para dentro, as portas se abriram, porque os cadeados estavam estourados", relata Cristiano.
Os 20 fugitivos, portando metais e barras de ferro, renderam os servidores e escaparam. Na guarita, que estava sem vigilância, o grupo estourou o último cadeado. O presidente do Sindsse/DF ressalta a necessidade de reforçar a segurança na unidade. "No lugar de um cadeado era para ter três e o cadeado que estava lá não é de boa qualidade nem adequado para o tipo de situação", avalia.
Por meio de nota, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude confirmou a fuga de 20 adolescentes da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). "Os jovens conseguiram forçar os cadeados dos quartos com a ajuda do adolescente responsável pela limpeza do módulo. O efetivo da unidade funcionava normalmente, sem diminuição de pessoal por conta do feriado. Quatro atendentes foram feitos reféns e sofreram lesões leves", informou.