Jornal Correio Braziliense

Cidades

Debate sobre inclusão escolar representa busca pelo respeito à diversidade

Na última reportagem da série, o Correio mostra que o debate sobre inclusão vai além do atendimento adequado a pessoas com deficiência

O debate sobre inclusão escolar tem sido pautado recentemente pelas determinações trazidas na lei sancionada este ano com o objetivo de garantir os direitos dos deficientes. Numa visão mais ampla, no entanto, a discussão reflete a busca por uma educação que forme cidadãos preparados para respeitar as diferenças e que receba essa diversidade. Na última reportagem da série Tabus da Educação, o Correio mostra que a discussão sobre o tema é complexa, mas não pode ser adiada.



A educação inclusiva faz parte de uma mudança de paradigma marcada pela Declaração de Salamanca, assinada em 1994, conforme destaca Amaralina. Antes disso, a educação especial havia assumido a tarefa de receber estudantes com deficiências, embasada no entendimento de que elas deviam estudar de forma separada. ;O especial não era voltado para a criança em si, mas para a escola, que estava despreparada. Esse princípio se mostrou equivocado, a escola tem que atender a todos os alunos;, afirma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.