Ao passar pela Entrequadra 303/304 Norte, é impossível não reparar nas estátuas em tamanho real que formam o presépio da Paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito. Animais, reis magos, pastores, Maria, José e até um Papai Noel compõem um cenário preparado com todo o carinho pela comunidade da igreja. Assim como São Francisco de Assis (Para saber mais), a ideia é recriar o nascimento de Jesus. Com o passar dos tempos, cada localidade agregou uma nova característica, enriquecendo o ícone natalino.
Em 28 de novembro, a Paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito realizou uma missa com bênção ao presépio para dar início aos festejos natalinos. À noite, uma árvore de Natal feita com luzes dá o toque que faltava. Com requintes cenográficos, esse presépio foi montado na parte exterior da igreja e se espalha pelo jardim, criando uma atmosfera convidativa aos passantes.
Até o dia 24, a manjedoura fica vazia e todos aguardam o nascimento do filho de Deus. ;Normalmente, o Menino Jesus é colocado na missa do dia 24, quando se entoa o hino de Glória e se glorifica a chegada dele;, explica o padre João Firmino da Arquidiocese de Brasília.
No entanto, em cada paróquia, a representação desse momento ganha diferentes contornos. Na Paróquia Imaculada Conceição, na EQNM 38/40, em Taguatinga, os fiéis foram além. Montaram uma miniatura da cidade de Belém, mostrando como seria na época, e contando também com as imagens de pastores, dos reis magos, camponeses e animais. A montagem se destaca com efeitos de iluminação e uma pequena fonte no centro de Belém.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui