Jornal Correio Braziliense

Cidades

Segunda-feira terá chuva, mas semana do Natal é marcada por muito calor

Com a chegada do verão, brasilienses dão um "até logo" para as precipitações, que só devem retornar no fim de semana. Hoje, a temperatura máxima será de 30°C



O último dia da primavera no Distrito Federal será marcado por céu nublado e chuva ao longo desta segunda-feira (21/12). Com a chegada do verão, na terça-feira (22/12), os brasilienses dão um ;até logo; às precipitações, que só devem voltar no fim do sábado (26/12). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a véspera e o dia de Natal serão com céu aberto e sol forte.

Hoje, a temperatura mínima registrada na madrugada foi de 19;C. A máxima, nas horas mais quentes do dia, pode chegar a 30;C. A umidade relativa do ar, por sua vez, deve variar ente 95% e 45%. A terça-feira seguirá o mesmo ritmo, mas com chuvas menos intensas, com mais calor e céu encoberto em algumas regiões. Ao longo da semana, a temperatura será, em média, entre 19;C e 30;C. A umidade segue o mesmo padrão desta segunda-feira, entre 95% e 45%.

A partir de quarta-feira (23/12), será o momento de substituir o guarda-chuva por filtro solar, roupas leves e muita água, para enfrentar dias plenos de sol. O Astro-Rei aparecerá forte e entre nuvens, elevando a temperatura até 31;C, de acordo com o instituto meteorológico. A mínima nesses dias, em média, será de 19;C. A umidade deve cair, e ficar entre 85% e 45%.

Segundo o meteorologista do Inmet Manoel Rangel, as chuvas voltam com timidez no fim do sábado (26/12) e com um pouco mais de força no domingo (27/12), mas devem ser de curta duração.

Nova estação
O verão, que começa às 20h03 de amanhã, será tradicionalmente marcado pelo calor, com temperaturas altas e tempo mais abafado. A tendência segue o padrão de todo o país, com volume menor de chuvas em várias partes e temperaturas acima da média, por conta da incidência do fenômeno climático El Niño, que continua a provocar fortes variações climáticas não só aqui como em todo o planeta.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Essa mudança de temperatura, segundo o Inmet, provoca uma modificação da circulação geral da atmosfera. No Brasil, o fenômeno se caracteriza por chuvas mais intensas nas regiões Sul e Sudeste e tempo mais seco nas regiões Norte e Nordeste.

Com informações de Gabriella Bertoni