O diretor-geral da CEB Geração, Paulo Afonso Teixeira Machado, diz que a preocupação com o fluxo de veículos ; que chega a 20 mil por dia segundo o DER ; na área se deve a vários fatores. ;A pista não foi projetada para receber esse tanto de carro. Até engarrafamento tem em cima da barragem, e nos preocupa o risco de acidentes de trânsito que possam comprometer, por exemplo, o vertedouro, a abertura por meio da qual controlamos o nível de água;, explica. Machado cita ainda as fissuras no asfalto que aumentam o risco de infiltração. ;O DER faz a manutenção periódica da massa asfáltica. Quanto maior o trânsito, maior é o desgaste. Queremos evitar riscos e comprometimentos da segurança da barragem relacionados ao trânsito intenso que se apresenta ali;, defende.
A pesquisa mais recente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) aponta que Paranoá e Itapoã, juntos, abrigam 109 mil habitantes. Segundo Henrique Luduvice, diretor-geral do DER, o trânsito no local ficará ainda mais sobrecarregado com a implantação de pelo menos três projetos do governo para a região: o Itapoã Parque, o Paranoá Parque ; conjuntos habitacionais do programa Morar Bem ; e a instalação do Polo Tecnológico. ;A ponte é uma obra que vai resolver uma demanda do presente e se antecipa a um problema do futuro tanto do ponto de vista do trânsito, quanto da segurança da barragem;, diz.
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