Jornal Correio Braziliense

Cidades

Telefones do Distrito Federal terão nono dígito em maio de 2016

Além do DF, os telefones celulares dos estados de Goiás, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins recebem o algarismo

Os números dos telefones celulares do Distrito Federal terão o acréscimo do algarismo 9, a partir de 29 de maio de 2016. O novo algarismo deverá ser teclado antes da atual numeração, que passará a ter nove dígitos, como já acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. A mudança foi anunciada ontem por meio de aviso publicado no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e visa acomodar o crescimento da quantidade de assinantes. Telefones fixos e móveis especializados (SME), como o Nextel, não sofrerão alteração.

A Anatel estabeleceu um cronograma para que os usuários possam se familiarizar com a nova numeração, prevendo quatro meses de adaptação. Assim, entre 29 de maio e 7 de junho, as chamadas para celulares do DF serão completadas normalmente, discando-se 9 ou os atuais 8 dígitos. De 8 de junho a 5 de setembro, quem ligar para o modelo antigo (sem o dígito 9) receberá uma mensagem sobre a mudança. Depois disso, não haverá mais aviso e as ligações só serão completadas com a nova numeração.

Além do DF (código de área 61), também receberão o algarismo 9 adicional, a partir de 29 de maio, os telefones celulares dos estados de Goiás, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Os estados do Paraná e de Santa Catarina (DDD 41 a 49) terão a mudança a partir de 6 de novembro de 2016. Na mesma data, a medida alcançará as cidades com código de área 51,53, 54 e 55, no Rio Grande do Sul.