Os números dos telefones celulares do Distrito Federal terão o acréscimo do algarismo 9, a partir de 29 de maio de 2016. O novo algarismo deverá ser teclado antes da atual numeração, que passará a ter nove dígitos, como já acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. A mudança foi anunciada ontem por meio de aviso publicado no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e visa acomodar o crescimento da quantidade de assinantes. Telefones fixos e móveis especializados (SME), como o Nextel, não sofrerão alteração.
A Anatel estabeleceu um cronograma para que os usuários possam se familiarizar com a nova numeração, prevendo quatro meses de adaptação. Assim, entre 29 de maio e 7 de junho, as chamadas para celulares do DF serão completadas normalmente, discando-se 9 ou os atuais 8 dígitos. De 8 de junho a 5 de setembro, quem ligar para o modelo antigo (sem o dígito 9) receberá uma mensagem sobre a mudança. Depois disso, não haverá mais aviso e as ligações só serão completadas com a nova numeração.
Além do DF (código de área 61), também receberão o algarismo 9 adicional, a partir de 29 de maio, os telefones celulares dos estados de Goiás, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Os estados do Paraná e de Santa Catarina (DDD 41 a 49) terão a mudança a partir de 6 de novembro de 2016. Na mesma data, a medida alcançará as cidades com código de área 51,53, 54 e 55, no Rio Grande do Sul.