Uma hora de chuva na tarde de dessa sexta-feira (4/12), bastou para causar estragos em diversos pontos do DF. Na 308 Sul, os problemas se arrastaram até hoje. Com a queda de uma árvore, próximo ao bloco C, a Companhia Urbanizadora da Capital (Novacap) realizpu uma operação para a retirada do arbusto. Contudo, o maquinário utilizado na operação danificou a calçada e arrebentou um cano de fornecimento de água. Há pelo menos seis horas o abastecimento está interrompido. Os moradores estão usando as reservas das caixas d;água, mas alertam que não é suficiente para muito tempo.
O prefeito da quadra, Edinho Magalhães, reclamou da situação. ;Não tem prevenção para evitar que as árvores caiam e, quando vão consertar, pioram o que já estava ruim;, afirma. Segundo o responsável pela Superquadra, há dois anos o Departamento de Parque e Jardins (DPJ) da Novacap alertou o risco que a árvore representava. ;Colocaram no laudo, mas não vieram tirar. Conclusão, elas caíram;, ressalta.
Equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e da Novacap estão no local desde o início da manhã. Não há previsão para o término dos reparos.
Outros danos
Por causa da ventania de ontem, algumas árvores caíram em cima de veículos. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 20 ocorrências foram registradas, mas não houve feridos. Na Asa Sul, nas quadras 104, 106, 108, 305 e 308, o prejuízo causado pela queda de troncos antigos causou revolta em moradores, que reclamaram nas redes sociais das prefeituras.
Na W3, na altura da 503 Sul e da 704 Sul, as árvores caídas atrapalharam o trânsito. Na 604 Sul, parte do telhado do ginásio de basquete da Associação dos Empregados da Companhia Energética de Brasília (Asceb) cedeu. Mas, segundo a administração, até 15 de dezembro, quando o local será utilizado novamente, todos os reparos terão sido concluídos. Também houve acidentes de trânsito.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas e vento para hoje. A temperatura deve variar entre 19;C e 30;C.