Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hospital Universitário de Brasília contratará médicos sem concurso público

Unidade está à beira do colapso. Decisão faz parte de acordo firmado entre HUB, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e o MPF

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra a unidade, contratarão 19 médico sem concurso público. A ação, de caráter emergencial, faz parte de um Termo de Ajustamento de Compromisso (TAC) entre as entidades e o Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal.

Leia mais notícias em Cidades.

A intenção é evitar um colapso no atendimento da unidade. De acordo com representantes da Ebserh, a escassez de profissionais levaria ao risco de fechamento das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) a partir da próxima segunda-feira (7/12), e incapacidade de funcionamento antes do fim do mês. A unidade carece de quatro plantonistas para UTI adulto, três neonatologistas e 12 clínicos médicos.

O HUB dispõe, atualmente, de 77 leitos, incluindo UTIs adulto e neonatal, vagas destinadas a recém-nascidos e de emergência. A unidade tentou fechar o quadro mediante três concursos públicos. Os certames ainda estão valendo, mas todos os aprovados já foram convocados.