A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) retomou, nesta quarta-feira (2/12), os trabalhos de derrubada de construções na Quadra 105 do Sol Nascente, em Ceilândia. A situação até o momento é tranquila, segundo informações da Polícia Militar ; diferentemente do que aconteceu nesta terça-feira (1;/12), quando pistas foram bloqueadas e houve confronto entre moradores e policiais.
Na ocasião, moradores jogaram bolas de gude contra os militares, soltaram rojões, fizeram barricadas com pneus em chamas. O Batalhão de Choque da PM precisou ser acionado e revidou com balas de borracha e bombas de efeito moral. Duas pessoas acabaram detidas. Algumas famílias subiram em telhados e se trancaram nas casas para impedir a derrubada.
Leia mais notícias em Cidades
[SAIBAMAIS]Quarenta e cinco construções foram derrubadas ontem. Na semana passada, quando a operação teve início, foram 40. A previsão é de que outros 120 imóveis sejam demolidos até o fim da ação, prevista para esta sexta-feira (4/12).
No momento, não há profissionais do Batalhão de Choque da PM no local, mas há 170 policiais militares na área. Até as 9h30, seis construções tinham sido demolidas.
Habitação
Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a maior parte das casas edificadas de forma irregular foi construída em 2014, principalmente no mês de dezembro. Na área desocupada, o Executivo erguerá mais de 2 mil casas, por meio do projeto Pró-Moradia 2, cujo objetivo é atender quase 16 mil famílias.
Com informações de Alexandre Santos - Especial para o Correio
Aguarde mais informações