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Com Black Friday, consumo no DF deve aumentar 10%, em comparação com 2014


Nos Estados Unidos, a Black Friday é um dia especial porque as lojas fazem grandes descontos, e por isso muitas pessoas aproveitam para comprar presentes de Natal. A data é celebrada na última sexta-feira do mês de novembro. Todos os anos, existem casos de confrontos entre clientes, já que algumas mercadorias esgotam rapidamente. Outras pessoas passam mal porque as lojas ficam superlotadas. Com os preços especiais ofertados durante a Black Friday, a ocasião é mais que ideal para quem quer aproveitar boas condições de compra.


No Distrito Federal, muitas lojas garantem que os descontos começam quase um mês antes da data oficial, chamando a atenção para um novo e emergente fenômeno, o Black November. A antecipação da promoção, segundo os comerciantes, é uma tentativa de incrementar as vendas, tímidas ao longo do ano, incluindo as datas comemorativas ,como Dia das Mães, dos Namorados, das Crianças e Dia dos Pais. Para se ter uma ideia do sucesso da data no Brasil, basta olhar os números do ano passado. Na Black Friday 2014, os brasileiros proporcionaram R$ 1,16 bilhão em receita para as lojas virtuais, de acordo com a e-bit, empresa especializada em informações do setor.

A advogada Fernanda Elias da Silva Alves, 35 anos, compra na Black Friday desde 2013 e ajuda a justificar o sucesso da ocasião promocional. ;Há cerca de um ano, eu estava querendo muito comprar uma lava-louças, mas o preço nunca baixava. Quando chegou a Black Friday, consegui comprá-la por R$ 300 a menos. Em menos de dez dias recebi o produto, tudo perfeito;, afirma. Sempre atenta às compras que realiza pela internet, Fernanda adverte que, apesar dos excelentes descontos, é preciso estar de olhos bem abertos. ;Tem que tomar cuidado. O consumidor não pode comprar sem olhar direito a procedência e a segurança das coisas;, orienta.

Expectativas


Hercules Henrique Fontes da Silva é gerente administrativo das lojas Liv em Brasília. Segundo ele, as ações promocionais da marca estão a todo vapor. ;Começamos ontem com a promoção de até 50% de desconto. Os produtos atraem os consumidores;, diz. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Edson de Castro, a proximidade das festas de fim de ano estimula os consumidores a visitarem shoppings e lojas de rua, especialmente quando há a possibilidade de comprar por valores mais acessíveis. ;Antecipar as compras de Natal comprando por menos é algo muito atraente;, considera.
Para Edson, os comerciantes percebem essa tendência e não perdem tempo: antes mesmo da chegada da Black Friday, muitos deles já espalham cartazes com descontos pelas vitrines. ;Se você pensa em comprar um vestido em duas vezes, eles te dizem que é possível comprar em quatro ou cinco parcelas. Isso facilita bastante;, constata o presidente do Sindivarejista. Ainda de acordo com Edson de Castro, a expectativa é que as vendas aumentem em 10%, em comparação com 2014. ;O sindicato estima que cada pessoa deve gastar, em média R$ 180 nessa edição;, avalia.


O JK Shopping, localizado entre Taguatinga e Ceilândia, é um dos mais movimentados centros comerciais da região. Para esta edição da Black Friday, o empreendimento espera aumentar o faturamento e, por essa razão, tem investido em algumas condições especiais. Apostando numa intensa circulação de consumidores, o shopping realiza uma campanha que busca oferecer aos compradores condições praticamente irresistíveis. ;A ideia é incentivar as compras antecipadas de fim de ano, oferecendo boas oportunidades ao consumidor. Estamos otimistas, pois a adesão dos lojistas foi imediata, com grandes ofertas e um excelente mix de produtos. A expectativa é um aumento de 30% nas vendas;, acredita o superintendente do empreendimento, Marcos Atayde.

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