O Governo do Distrito Federal (GDF) articula a retirada dos manifestantes da Esplanada dos Ministérios, após a confusão desta quarta-feira (18/11) no local, quando dois policiais foram presos após atirarem para alto e rojões foram jogados meio às manifestações da Marcha das Mulheres Negras. A decisão foi tomada com base no "risco iminente de conflitos de graves consequências".
Via Subchefia de Relações com a Imprensa, o Executivo emitiu nota em que fala sobre a [SAIBAMAIS]preocupação de desocupar o espaço ;o mais rápido possível;. Contudo, esclarece que nenhuma solicitação formal foi feita, embora o governador Rodrigo Rollemberg esteja em contato os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O GDF esclarece ainda que a área que fica acima da Alameda das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, é de responsabilidade do DF, mas que no gramado abaixo da alameda, em frente ao espelho d;água do Congresso, a atuação depende da solicitação dos presidentes das duas Casas(Câmara e Senado).