Jornal Correio Braziliense

Cidades

Alunos do curso Jovem Repórter visitam o sede dos Diários Associados

Trinta estudantes ouviram depoimentos de profissionais do Correio, TV Brasília e da Clube FM. O curso gratuito com técnicas de reportagem e fotografia teve início no último sábado e segue até 5 de dezembro

O sonho de ser jornalista parece estar mais próximo de se tornar realidade para a estudante Éricka Silva, 15 anos. Na tarde de ontem, ela e outros 29 colegas do curso Jovem Repórter no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia (Parque da Vaquejada), ministrado pela Fundação Assis Chateaubriand, estiveram na sede dos Diários Associados para um mergulho no mundo da comunicação. A garotada, de 12 a 17 anos, teve a oportunidade de ouvir o depoimento de profissionais do Correio, da TV Brasília e da Clube FM. ;Achei muito interessante saber mais sobre algo que quero no futuro. Com a visita, percebi que pretendo mesmo ser repórter ou fotógrafa;, comentou Éricka.


Durante o bate-papo, a editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi, falou sobre a importância de se ler muito e praticar a escrita para desenvolver a habilidade de se comunicar melhor. Já o subeditor de Cidades Leonardo Meireles compartilhou um pouco de sua experiência. ;O jornalismo é uma profissão sensacional, mas difícil, como todas as outras. Hoje, a informação está aí para todo mundo. É legal mostrar isso a eles para começarem a ter uma formação crítica e pensarem um pouco a notícia;, observou. O subeditor de fotografia Valério Ayres deu dicas de como produzir boas imagens, e o ilustrador Fernando Lopes falou sobre a arte de traduzir fatos cotidianos em desenhos.

Nos estúdios da TV Brasília, o apresentador do DF Alerta, Fred Linhares, lembrou como começou a carreira, por inspiração do pai, jornalista, e mostrou as etapas para a produção de um telejornal. No fim, tirou dúvidas dos alunos, posou para fotos e distribuiu autógrafos. A rotina da rádio Clube FM foi apresentada por Tayrine Costa.

Chance para 120 jovens

O curso gratuito com técnicas de reportagem e fotografia teve início no último sábado e segue até 5 de dezembro nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. A ideia do curso é apresentar aos atletas novas profissões e desenvolver habilidades de expressão escrita e visual. No fim das aulas, os jovens terão seus trabalhos publicados em um jornalzinho. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Assis Chateaubriand e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do DF. Informações: www.facbrasil.org.br.