Jornal Correio Braziliense

Cidades

Agefis começa operação de retirada de barracos do Parque Gatumé

Ao todo serão desfeitos 150 construções irregulares que foram levantadas dentro de área de preservação ambiental da Samambaia

Quase 30 barracos de madeiras construídos irregularmente foram retirados, na manhã desta terça-feira (27/10), de uma área do Parque Gatumé, em Samambaia. Desde essa segunda-feira (26/10), a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) trabalha na remoção das construções na área de preservação ambiental. No total, 150 barracos serão retiradas da localidade.

[SAIBAMAIS]Segundo o órgão, apenas 40% dos barracos estavam ocupados. Os invasores já haviam sido retirados do mesmo local em janeiro deste ano, e retornaram há menos de um mês. De acordo com a Agefis, os integrantes não pertencem a nenhum movimento social. Durante a manhã desta terça-feira, houve um principio de resistência, mas foi controlado pela polícia.

Durante as ações de segunda-feira (20/10) outros barracos acabaram removidos. A previsão é que outras construções irregulares nas quadras 800 e 1.000, que ficam nas imediações do Gatumé, também sejam derrubadas. Os moradores das casas demolidas que manifestaram interesse serão atendidos no Centro de Referência da Assistência Social da região.


Participam da ação 185 servidores de diversos órgãos com a Secretarias de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, da Agefis, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Subsecretaria de Gestão das Cidades (vinculada à Vice-Governadoria), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.