O comércio brasiliense prevê uma queda nas contratações temporárias para o Natal deste ano. Foi o que apontou um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio - DF). De acordo com o levantamento, 23,5% dos empresários farão contratações temporárias. No entanto, no ano passado, o índice era de 34,3% na mesma época do ano.
[SAIBAMAIS]Foram ouvidos 315 lojistas de shopping e de rua, de 12 segmentos diferentes, entre os dias 23 24 de setembro. O segmento de calçados foi o que apresentou maior intenção de contratação, seguido pelas chocolatarias. Por último ficaram as livrarias, com 9,5% de intenção de ter novos empregados temporários neste fim de ano.
O estudo também mostrou que 79,7% dos empresários pretendem efetivar as contratações feitas durante o período natalino. Os que não tem a intenção de efetivar somam 14,9%. A maioria das contratações temporárias acontece durante a segunda quinzena de outubro e o mês de novembro. Os principais critérios apontados por quem seleciona os funcionários foram disponibilidade de tempo integral e experiência anterior.