Após levar um tiro de escopeta, uma lobo-guará com lesões graves no ombro e no pescoço foi encontrada perto de Planaltina e transferida para a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, onde receberá tratamento por cerca de um mês. A Polícia Ambiental localizou o animal há duas semanas. Após o fim da reabilitação, ela será devolvida à natureza.
Leia mais notícias em Cidades
Quando chegou no Zoológico, Ariane, como ficou conhecida a lobo-guará, recebia cuidados diários. Hoje, apenas os antibióticos e anti-inflamatórios permanecem ministrados com esta frequência. ;Estamos tendo bons resultados. Agora, os curativos são trocados de dois em dois dias;, comentou o chefe do Hospital Veterinário do Zoo, Rafael Bonorino.
Três fragmentos de chumbo, possivelmente parte de uma bala de espingarda, foram encontrados no corpo de Ariane. Restam, segundo Bonorino, mais alguns. ;Possivelmente ela levou um tiro quando tentava invadir um galinheiro, à noite, para se alimentar;, completou.
Os lobos-guará têm hábitos noturnos e vivem no Cerrado. A Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) elegeu 2015 como o ano do lobo-guará.