Luiz Calcagno
postado em 16/10/2015 10:05
Usuários do transporte público de Santa Maria, do Gama, de São Sebastião estão sem transporte público desde 9h. Funcionários da Viação pioneira, responsável pelos coletivos nessas regiões administrativas e também pelo BRT, cruzaram os braços para protestar por melhores condições de trabalho.Passageiro, Antônio Bezerrra de Araújo foi um dos últimos usuários a embarcar no terminal do BRT na saída do Gama. Ele contou que quem os motoristas fizeram um cordão de isolamento e que diversos passageiros ficaram sem ter como voltar para Santa Maria ou para o Gama, já que não conseguiriam ir trabalhar.
Leia mais notícias em Cidades
Quem estava na Rodoviária do Plano Piloto e desejava voltar para alguma das regiões administrativas atendidas pela Pioneira também ficou na mão. ;Eles deixaram os passageiros pagarem passagem. Quem ia da parada para o terminal de Santa Maria, por exemplo, nem saiu de lá. Gastou dinheiro à toa. O mesmo aconteceu com quem já estava no BRT, e que não tinha como voltar atrás;, reclamou.
Um dos diretores do Sindicato dos Rodoviários do DF, Marcos Júnior Duarte explicou que a empresa não dá condições de trabalho dignas para os funcionários. Segundo ele, a Pioneira cobra pelos uniformes que exige, coloca ônibus nas ruas rodando sem cobrador e tem um deficiti de 80 funcionários entre motoristas e cobradores.
Em alguns casos, os funcionários recebem uma diária para dobrar o turno de serviço, o que o sindicato também reprova. ;A empresa deixa de contratar e de pagar encargos trabalhistas nesses casos. Queremos a contratação. O deficit é de 80 trabalhadores, em média;, explicou. De acordo com Marcos Júnior, a paralisação continua.