Três servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) receberam voz de prisão de um policial militar por "usurpação de função pública" na noite de sábado (3/10). Por volta das 23h45, o trio fazia abordagens no km 0 da DF-007 quando o motorista de um Land Rover teria, segundo testemunhas, recusado a apresentar a documentação do veículo. Sob ameaça de ter o carro guinchado, teria chamado um major do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
O PM teria questionado a competência dos fiscais de trânsito para abordar o veículo e os acusado de atuarem além da função deles. Após dar a voz de prisão, todos foram para a 5; Delegacia de Polícia (Centro). Na unidade policial, agentes do Departamento de Trânsito (Detran) compareceram para dar suporte aos colegas de profissão.
Leia mais notícias em Cidades
O diretor geral do DER, Henrique Luduvice, esteve na delegacia durante a madrugada para dar suporte aos agentes. Segundo ele, não haverá apuração dentro da autarquia, pois ele entende não ter havido erros na conduta dos servidores. ;Quando acontece de motoristas se valerem de posições ou de relacionamentos para tentarem se esquivar da legislação, a direção tem sido sempre acionada;, disse. ;Em nosso entendimento, não houve usurpação de função pública, nem abuso de poder por parte dos agentes de trânsito;, continuou. Procurada, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não havia se pronunciado até o momento desta publicação.