Jornal Correio Braziliense

Cidades

Fórum de movimentos sociais do DF faz manifestação em frente ao Buriti

Eles pediam celeridade na reforma agrária no Distrito Federal. Grupo permanece acampado em área verde no Eixo Monumental

[VIDEO1]

Cerca de 150 pessoas foram até o Palácio do Buriti em busca de mais agilidade no processo de reforma agrária. São manifestantes de 11 grupos diferentes reunidos no que batizaram de Fórum Distrital de Reforma Agrária (FDRA). Há duas semanas eles ocupam a praça localizada em frente à sede do governo, mas apenas hoje conseguiram se reunir com representantes do GDF.

Segundo representantes do FDRA, a promessa do governo foi assentar 5 mil famílias em chácaras e espaços rurais. Para eles, a proposta ideal é receber 50 lotes. ;Queremos resolver esse problema sem desgaste. Todas os estados desse país estão distribuindo terras para os agricultores. Menos Brasília;, reclamou o coordenador do movimento Flávio do Carmo.

Leia mais norícias em Cidades.

Questionados pela reportagem sobre o motivo da manifestação, muitas pessoas sequer sabiam dizer o nome do grupo que participavam. Uma mulher que preferiu não se identificar disse que ;estava ali para resolver o problema dos pobres;. Outra, mãe de duas crianças pequenas que estão sem estudar desde que a família se mudou para a Praça do Buriti, disse ;não aguentar mais ser injustiçada;.

Atualmente, 500 pessoas vivem nas imediações do Palácio. Quando o acampamento começou, eram 1,3 mil. ;Agora, nem todo mundo fica aqui. Só quando tem alguma manifestação;, acrescentou um dos representantes do FDRA, Thiago Silva.